O uso de API é essencial para tornar a estrutura tecnológica do seu negócio mais integrada, eficiente e produtiva. Neste artigo, você descobrirá como ela é utilizada e o que oferece!

Para digitalizar sua empresa, é possível recorrer a diferentes plataformas e ferramentas. Assim, o negócio pode usar os recursos especializados para cada área, aumentando a qualidade. Ao mesmo tempo, isso pode gerar dificuldades quanto à integração de dados. Para facilitar o processo, pode-se recorrer à API.

Essa é uma funcionalidade que permite o melhor aproveitamento das diferentes soluções de tecnologia. Logo, ela pode favorecer a conquista de resultados por parte do seu empreendimento.

Na sequência, você aprenderá por que usar a tecnologia de API é vantajoso. Confira!

O que é uma API?

Sigla para Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos, a API é um dos elementos mais importantes da tecnologia da informação. Ela serve como um tipo de adaptador entre sistemas, permitindo a integração de recursos de softwares e plataformas diferentes.

Você também pode enxergar a API como uma espécie de conexão ou ponte entre dados de origens variadas. É a API que fica responsável por “capturar” os dados de interesse em determinado uso, sem que você tenha que acessar os diferentes sistemas. Por meio dela, portanto, diversos recursos podem funcionar juntos.

Para que isso aconteça, a API deve ser documentada por seus desenvolvedores. Isso serve para criar uma espécie de receita ou mapa, quanto ao acesso de informações. A partir disso, os recursos podem ser disponibilizados para os usuários.

Quais são os benefícios de usar API em seus processos?

A adoção de API em seus processos tem diversos aspectos positivos, devido aos resultados que ela pode trazer para a parte operacional e até estratégica do negócio. Por isso, vale a pena conhecer seus pontos positivos. Veja quais são os principais benefícios!

Integração de dados e recursos

Um dos principais benefícios de usar APIs é a integração de dados que elas oferecem. Por meio delas, é possível fazer sistemas diferentes funcionarem juntos, de maneira automática e estruturada.

Então, você pode contar com diversas ferramentas no contexto do seu negócio e, ainda assim, ter todas funcionando de forma sinérgica.

A integração também favorece a centralização de processos e a criação de um fluxo de dados estratégico. Desse modo, é possível garantir uma atuação mais consistente e que está alinhada com a transformação digital nos negócios.

Controle de acesso

Outro ponto importante é que usar uma API permite que você controle o acesso dos usuários às diferentes informações. Pode-se garantir que uma determinada API não “chame” dados sensíveis e privados em certos processos, por exemplo. Também há como determinar o tipo de integração ao qual cada usuário terá acesso.

Portanto, é possível fazer um gerenciamento de acesso eficiente, com ampla visibilidade sobre quem acessa as informações, de onde partem as requisições e como os dados são utilizados.

Elevação da segurança

Como você acabou de ver, usar uma API adequada favorece o acompanhamento de acesso das informações. Como consequência, pode ser uma ferramenta para auxiliar o nível geral de segurança da informação.

Primeiramente, isso acontece pela possibilidade de definir parâmetros de controle de acesso e requisição. Assim, há como controlar quem utiliza certas informações e onde esses acessos acontecem.

Além disso, é uma forma de tornar sistemas diferentes compatíveis. Há uma redução em relação aos erros, bem como uma atuação como ocorre um fluxo protegido de dados. Como consequência, há menos vazamentos e menos probabilidades de ocorrerem impactos sobre a segurança.

Aumento da produtividade

Outro ponto essencial é que usar APIs permite que o seu negócio se torne mais produtivo. Diversas tarefas manuais e repetitivas se tornam automatizadas. Com isso, a equipe consegue realizar mais entregas, com qualidade equivalente ou que é até superior.

Ainda, vale considerar que é uma forma de diminuir erros humanos e a necessidade de retrabalho. Como consequência, há uma redução no tempo de execução de atividades e no volume de recursos utilizados.

Redução de custos

Como a API ajuda a aumentar a produtividade, ela também é útil para reduzir os custos gerais de diversos processos do negócio. Em vez de buscar uma equipe maior para cuidar do fluxo de dados, por exemplo, é possível ter uma estrutura mais enxuta.

Também existe a chance de integrar diferentes ferramentas, favorecendo a automação e gerando economia. Assim, os processos ficam mais ágeis e melhores, sem custar mais para isso.

O grande benefício da redução de custos é o aumento no potencial de lucratividade da empresa. Desse modo, é possível dispor de mais recursos para investir em melhorias e novos projetos do negócio.

Aumento de eficiência dos processos

Devido a todas as vantagens de usar uma API, fica claro que essa ferramenta é útil para tornar os processos mais eficientes. Logo, sua empresa tem a chance de aproveitar melhor os recursos tecnológicos a favor da conquista de resultados operacionais e estratégicos.

Uma financeira, por exemplo, terá uma análise de crédito mais eficiente ao contar com uma API que favorece a troca de dados entre sistemas. O mesmo acontece com uma imobiliária ou um escritório de advocacia, que costumam movimentar uma grande quantidade de dados relevantes no dia a dia.

No final, isso pode gerar mais competitividade e até elevar a qualidade do serviço oferecido. Como consequência, será possível alcançar resultados melhores com o planejamento estratégico.

Como a API é aplicada na CBRdoc?

Entre os processos de negócio, a solicitação de documentos, como certidões, está entre os pontos principais. Afinal, é por meio desses elementos que é possível fazer Due Diligence ou dar sequência a diversas etapas burocráticas, por exemplo.

O problema é que a solicitação de múltiplos documentos pode tomar muito tempo quando feita manualmente. Para simplificar a etapa, vale a pena recorrer a uma API que facilite o uso de dados.

Com a CBRdoc, você poderá aproveitar esse recurso, pois já temos API documentada. Com isso, há como integrar nossa plataforma aos sistemas que você já utiliza.

Ao solicitar muitos documentos de uma vez só, o processo passa a demorar segundos — em vez das longas horas para digitar todos os dados. Além disso, é possível baixar e analisar o resultado antes de enviar a solicitação.

Outro diferencial é o recurso de inteligência que analisam o retorno de cada certidão. Assim, não é preciso abrir cada um dos documentos para saber se é positiva ou negativa, por exemplo.

Quaisquer erros são apontados automaticamente e você sabe exatamente onde corrigir. Os campos duplicados também são identificados e já preenchidos de modo direto. Logo, é uma forma de escalar o processo sem perder qualidade, controle ou segurança.

Agora você sabe o que torna tão importante o uso da API no contexto de tecnologia. Ao recorrer a ferramentas que tenham APIs documentadas, seu negócio poderá ter mais produtividade e eficiência, o que se refletirá nos resultados gerais.

Para aproveitar essa integração de modo completo, conheça a plataforma da CBRdoc e veja como integrá-la à sua estrutura atual!