Transformação digital nas empresas: 7 dicas para fazer de forma eficiente

A transformação digital nas empresas envolve mudanças estruturais e duradouras. Para isso, é necessário planejar e executar um processo estratégico.

A presença de tecnologia nas empresas já não é mais o futuro. Especialmente em um cenário pós-pandemia, que acelerou a digitalização de negócios de todos os setores, a transformação digital nas empresas é, cada dia mais, uma realidade.

Ela consiste em uma transformação nas perspectivas e na estrutura do empreendimento, por meio da aplicação de tecnologia. Como consequência, é possível conquistar benefícios como a otimização de processos, a ampliação da segurança, a redução de erros e mais.

Mas, afinal, como colocar isso em prática no seu negócio? A seguir, confira dicas que podem ajudar a implementar a transformação digital nas empresas!

1. Avalie os processos atuais

Fazer um diagnóstico da situação da empresa é o primeiro passo para fazer a transformação digital de maneira ampla e eficiente. Então, é fundamental começar por uma avaliação de processos para entender o que é feito na empresa e como essas etapas se conectam.

Mais do que fazer mudanças operacionais, será necessário transformar toda a estrutura do negócio. Os processos são as fases que viabilizam a construção de resultados, por isso, devem ser plenamente conhecidos para que possam ser trabalhados efetivamente.

2. Elabore um planejamento estratégico

Após fazer o reconhecimento inicial da situação da empresa, é preciso elaborar um planejamento estratégico. Ele deve contemplar todas as mudanças previstas e como a tecnologia será incorporada, implementada e acompanhada na empresa.

Nesse planejamento, é fundamental definir como serão distribuídas as responsabilidades para conduzir a transformação. É necessário ter o apoio dentro da empresa para que as mudanças aconteçam conforme o esperado e de modo integrado.

O planejamento também deve prever quais processos serão afetados, quais são as mudanças esperadas e como o desempenho será acompanhado, por meio de indicadores. Sendo assim, ele servirá como um guia para que a tecnologia seja aplicada com eficiência.

3. Mude a mentalidade da gestão

Porém, antes de começar a colocar tudo em prática é preciso trabalhar a mentalidade e a percepção da gestão. A transformação digital nas empresas, como visto, realiza mudanças estruturais profundas e duradouras. Não se trata apenas de usar uma nova ferramenta e, sim, de mudar a realidade do negócio e a maneira de trabalhar.

Por conta disso, é fundamental que a gestão tenha uma visão alinhada e preparada para esse tipo de mudança. Os gestores devem não apenas apoiar as modificações e implementações, mas coordenar e estimular seus liderados.

Portanto, os gestores devem assumir uma mentalidade dinâmica e que encara a transformação da forma de agir no negócio como sendo positiva.

4. Incentive a cultura de dados

Com a tecnologia na estrutura da empresa, será possível obter um grande volume de informações — e esse é, exatamente, um dos objetivos. Porém, não basta gerar os dados se eles não forem aproveitados de modo adequado.

Sendo assim, é preciso implementar e incentivar a cultura de dados dentro da realidade do negócio. Vale a pena pensar não apenas na coleta, mas também na análise de dados e em seu uso para a tomada de decisão.

Por meio de relatórios, dashboards e outras ferramentas de visualização de dados, as informações coletadas e geradas podem apoiar a definição de ações por parte da empresa. Como consequência, a tomada de decisão tende a ser contextualizada, embasada e estratégica.

Além disso, a cultura de dados permite acompanhar o andamento e os efeitos da transformação digital. Por meio da análise de informações referentes aos indicadores-chave de performance (KPIs), será possível identificar gargalos e oportunidades de melhoria nessa mudança de paradigma.

5. Descentralize a inovação

Quando se fala em transformação digital nas empresas, muitos empreendimentos ainda acreditam se tratar de um processo engessado e centralizado. Em alguns negócios, tudo isso acontece na forma top-down, ou seja, da alta direção para os níveis mais baixos.

Porém, uma atuação centralizada não está de acordo com os princípios da transformação digital. Mais que implementar tecnologia, é uma modificação que visa a trazer mais autonomia, integração e flexibilidade.

Portanto, é importante considerar a necessidade de descentralizar a inovação. Criar times menores e deixá-los responsáveis por etapas dessa mudança poderá oferecer capilaridade para a cultura de inovação e transformação.

Além disso, facilita o gerenciamento, em relação à concentração de tarefas e responsabilidades em um único setor e poucos responsáveis.

6. Automatize processos

Após atender aos critérios de planejamento da transformação digital, é o momento de começar a imprimir mudanças efetivas na forma como ocorre o trabalho. Isso significa automatizar processos por meio das ferramentas de tecnologia.

É possível, por exemplo, automatizar a solicitação e a gestão de documentos e certidões ao contar com uma plataforma especializada. Isso não apenas acelera as etapas e aumenta a confiabilidade, como permite que seu negócio foque na atividade-fim, em vez de em questões burocráticas.

Portanto, a automação das tarefas envolve a implementação de ferramentas e a transformação no fluxo de trabalho para garantir máxima eficiência. Conforme houver a automatização, use os dados para saber o que precisa ser adaptado para gerar um desempenho melhor.

7. Conte com bons parceiros de tecnologia

Embora a maioria das etapas da transformação digital nas empresas seja feita internamente, não significa que ela deve ser executada por conta própria ou de modo isolado. Na verdade, contar com o apoio de parceiros de qualidade é fundamental para concretizar a visão de um negócio mais ágil, eficiente e dinâmico.

Então, a implementação de boa parte das mudanças só será possível ao escolher bons fornecedores de tecnologia. Por meio das ferramentas selecionadas, será viável automatizar processos, eliminar gargalos produtivos e operacionais e mudar de paradigma.

Nesse momento, é interessante buscar empresas inovadoras, com soluções adequadas às suas necessidades e que ofereçam um suporte de qualidade. Assim, será possível ter o apoio adequado para implementar as soluções e obter as vantagens associadas a elas.

Como você viu, colocar em prática a transformação digital nas empresas exige planejamento, estratégia e decisões alinhadas. Por meio de tecnologias como Internet das Coisas, Big Data, Inteligência Artificial, gestão eletrônica de documentos e outras, pode-se atingir novos patamares.

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