A realização de uma investigação patrimonial pode ajudar seu negócio em diferentes contextos. Quer descobrir como ela pode ajudar? Descubra neste artigo como o processo funciona!

Nem todo patrimônio de pessoa física ou jurídica é composto da mesma maneira. Em certos casos, pode ocorrer a ocultação de bens ou outras etapas que tentam dificultar o acesso aos ativos, como na cobrança de uma dívida. Para impedir que isso prejudique seus resultados, é importante recorrer à investigação patrimonial.

Esse processo é especialmente importante em certos negócios, como em uma financeira — mas não se limita a esse tipo de empreendimento. Portanto, vale a pena conhecer como ele funciona e os resultados que pode oferecer.

Na sequência, você descobrirá o que é a investigação patrimonial e como ela pode ajudar a rotina do seu negócio!

O que é a investigação patrimonial?

A investigação patrimonial também é conhecida como pesquisa patrimonial ou busca de bens e ativos. Ela consiste em uma avaliação completa das informações disponíveis sobre uma pessoa física ou jurídica com o objetivo de encontrar bens e direitos disponíveis.

Essa pesquisa é muito utilizada em situações de recuperação de crédito. Funciona assim: um cliente fica inadimplente e todas as tentativas de recuperar o crédito falharam. Significa que não foi possível renegociar o pagamento e que outras possibilidades não chegaram ao resultado esperado.

Nesse caso, é possível ajuizar uma ação para realizar a penhora de bens. Contudo, alguns desses bens são difíceis de encontrar e, em certos casos, o devedor pode tentar ocultá-los. A investigação patrimonial, portanto, serve para identificar os registros e localizar as informações.

Como funciona a busca por ativos?

Para ser útil ao processo, a investigação patrimonial se baseia em uma pesquisa em diversas fontes. A ideia é procurar documentos, como certidões, escrituras e contratos, que demonstrem quais são os bens de determinada pessoa pesquisada.

É o que acontece com uma financeira, por exemplo. Ao disponibilizar crédito em troca de uma garantia, a empresa pode acionar o bem em caso de inadimplência.

Porém, se tiver ocorrido algum tipo de ocultação do patrimônio, pode ser mais difícil encontrar esse e outros bens para a penhora. Com a investigação de ativos, é possível encontrar parte do patrimônio para tomar as medidas legais cabíveis.

Outra utilização envolve a disputa societária. Se existirem questionamentos entre os sócios, a investigação pode ser útil para identificar ativos que devem fazer parte da divisão entre as partes, por exemplo.

Dependendo da situação, a investigação de ativos também pode ser utilizada como parte da Due Diligence. Assim, é possível garantir mais celeridade a processos de fusão e aquisição (M&A), por exemplo.

Por que é importante realizar essa investigação?

Elaborar uma pesquisa completa de ativos e bens, com foco na investigação patrimonial, pode trazer diversos benefícios para o empreendimento/credor que a utiliza. A seguir, veja quais são os principais pontos positivos de recorrer a esse procedimento!

Auxílio na identificação dos bens

Como você conferiu, o foco da investigação patrimonial é encontrar os bens de uma determinada pessoa física ou jurídica. Como esse processo ocorre de maneira estruturada, é possível identificar o patrimônio de maneira completa.

As informações são apresentadas de maneira confiável e embasada em certidões e outros documentos. Com isso, é possível ter uma visão completa da situação patrimonial do cliente inadimplente, o que ajuda a tomar decisões adequadas quanto à continuidade do processo.

Redução de fraudes

Outro ponto importante é que a investigação patrimonial é útil para diminuir os riscos de fraudes. Elas acontecem quando um cliente inadimplente tenta ocultar o patrimônio para evitar a penhora, por exemplo.

Também é uma forma de identificar possíveis documentos e registros falsos de sociedade ou contratos, por exemplo. No final, o processo ajuda a diminuir os riscos gerais quanto a fraudes e tentativas de burlar as regras e os processos estabelecidos.

Aumento de segurança

Como os riscos de fraudes são reduzidos, a investigação patrimonial também serve para aumentar a segurança. O processo ocorre de maneira totalmente legal e estruturada, o que ajuda a evitar problemas e obstáculos no futuro.

No caso da Due Diligence, isso é ainda mais importante, já que serve para garantir a segurança de todo o processo estabelecido entre as partes.

Facilidade e rapidez nos processos

Um bom processo de busca de ativos também ajuda a reduzir o tempo necessário para a execução de processos. Uma penhora, por exemplo, será executada mais rapidamente se houver a identificação ampla dos ativos, bens e direitos da parte devedora.

Outras disputas judiciais e mesmo o Due Diligence são igualmente favorecidos. Em vez de encontrar diversas barreiras burocráticas, é possível tornar os processos mais práticos e eficientes. Assim, a empresa também se torna mais produtiva.

Em relação à parte judicial, essa é uma forma de diminuir o tempo necessário para a conclusão das ações. A penhora, por exemplo, ocorrerá mais rapidamente se houver o reconhecimento e o apontamento a respeito dos bens.

Redução de erros e retrabalhos

A realização de uma investigação adequada também ajuda na prevenção de erros e retrabalhos diversos. Isso acontece porque não é necessário fazer as mesmas solicitações judiciais várias vezes, por exemplo.

Além disso, as informações são obtidas de maneira completa. Logo, não é necessário realizar as mesmas pesquisas em diversos momentos, já que todas as informações relevantes são apresentadas ao final dessa busca.

Otimização do pagamento de dívidas

Como você viu, um dos motivos para a realização da investigação patrimonial envolve a cobrança de dívidas — como no caso da realização da penhora. Realizá-lo, portanto, ajuda na cobrança e no recebimento desses valores.

Uma financeira, por exemplo, poderá recuperar ao menos parte dos valores de maneira mais fácil e com menos custos. Logo, isso pode ajudar a equilibrar melhor a gestão financeira do negócio.

Como a CBRdoc pode auxiliar nesse processo?

Como você acompanhou até aqui, a investigação patrimonial é importante em diferentes situações e pode apresentar vantagens em relação à economia de tempo e à recuperação de recursos. Porém, é importante notar que realizá-la manualmente não é a melhor saída.

Há muitos bancos de dados e sistemas de informação que devem ser pesquisados. Com isso, uma procura manual faz com que o processo seja mais demorado e menos efetivo, o que leva à necessidade de utilizar a tecnologia.

Nesse caso, você pode contar com a ajuda da CBRdoc. Com a nossa plataforma, você terá o apoio de um time especializado e exclusivamente dedicado a pesquisar certidões, escrituras e outros documentos referentes a ativos.

Além disso, você pode fazer a solicitação de múltiplos documentos de uma só vez e paga apenas pelo que realmente utilizar. Conforme a necessidade, poderá receber os documentos em versão física ou digital, de modo a obter total adequação ao seu processo.

Com a investigação patrimonial, é possível realizar uma verificação completa de bens e ativos de uma pessoa física e jurídica. Assim, ações judiciais, cobranças e outros processos recebem informações relevantes para a busca do resultado de interesse.

Para usar a tecnologia de modo estratégico nesse processo, conheça a CBRdoc e aproveite nossa plataforma!