O processo de M&A, ou Fusões e Aquisições, exige estrutura, planejamento e execução alinhada. Ao adotar boas práticas, é possível alcançar os resultados esperados.

No mundo dos negócios, o termo M&A faz referência ao processo conhecido como Mergers and Acquisitions ou Fusões e Aquisições, em português. Portanto, consiste em uma mudança na estrutura e na atuação dos negócios, seja pela incorporação de uma empresa em outra, seja pela união para formar uma nova companhia.

De qualquer maneira, o processo de M&A promove mudanças estruturais que exigem atenção e preparo. Logo, é necessário adotar boas práticas para aumentar as chances de atingir os resultados de interesse. Tudo isso deve ser feito com segurança, garantindo o apoio às tarefas.

Na sequência, você descobrirá quais são os aspectos mais importantes para executar o M&A de forma estratégica e protegida!

Desenvolva um plano de execução

Ter um bom planejamento estratégico é fundamental no cotidiano dos negócios. Em processos de M&A, ele se torna ainda mais relevante e é determinante para a conquista de resultados.

Por isso, tudo deve começar com um plano completo, a começar pela análise de viabilidade. É o momento de identificar a situação das empresas, além de seus produtos, mercados e iniciativas.

Vale a pena estabelecer um plano de ação, com as medidas que devem ser tomadas tanto no preparo quanto na conclusão da fusão ou aquisição. Com um planejamento amplo, é possível reconhecer as necessidades e as oportunidades.

Defina os interesses e alinhe expectativas

Por falar em planejamento, o processo de M&A também exige um entendimento a respeito das expectativas. Especialmente diante da fusão, é indispensável que todas as partes envolvidas tenham interesses alinhados, em busca de um resultado comum.

Essa definição servirá para a negociação, que acontecerá após algumas etapas. Portanto, ainda no planejamento é necessário compreender quais são os objetivos de realização do processo de M&A.

Pense, por exemplo, em uma empresa que decide fazer uma fusão para expandir o mercado e fortalecer a operação que já executa. É fundamental que a outra companhia envolvida tenha um interesse semelhante. Do contrário, mesmo com planejamento, há mais riscos de ocorrerem falhas.

Avalie os benefícios e os riscos do M&A

Antes de efetivamente concluir a fusão ou aquisição, é indispensável ponderar aspectos positivos e negativos. É necessário avaliar quais são as vantagens que podem ser geradas para os envolvidos e como os resultados serão impactados.

Ao mesmo tempo, devem-se levantar os riscos atrelados. Isso ajuda a entender quais são os pontos de atenção e onde estão os gargalos, o que pode tornar o procedimento mais eficiente.

Faça um valuation adequado

No M&A, uma das etapas mais relevantes é a realização do valuation. Essa tarefa consiste em fazer uma análise do valor estimado das empresas. Se a intenção for fazer a aquisição, por exemplo, o valuation ajuda a entender qual é o preço justo para comprar o negócio e suas operações.

O valuation também está relacionado à viabilidade econômica. Se uma fusão for excessivamente cara e não apresentar potencial de retorno, não faz sentido realizá-la por não ser economicamente vantajosa.

O valuation pode ser realizado com a ajuda de ferramentas e métodos distintos, como o fluxo de caixa descontado, a análise de balanços patrimoniais e outros.

Busque um acordo alinhado

Feito o valuation e com o planejamento estratégico pronto, é o momento de negociação entre as partes. A ideia é chegar a um acordo que atenda aos objetivos definidos e que seja positivo para os envolvidos.

Um dos pontos mais importantes envolve as cifras para concluir o processo, mas esse não é o único aspecto. Podem ser negociadas condições como a manutenção de postos de trabalho, a transferência de know-how, a integração de equipes e demais aspectos de estruturação.

A negociação também serve para definir qual é a responsabilidade de cada agente no procedimento e quais são os pontos principais para a sua execução.

Adote o Due Diligence

O processo de Due Diligence está relacionado ao gerenciamento de risco e à capacidade de mitigar possíveis perdas. Durante a fusão ou aquisição de companhias, ele se torna ainda mais relevante, já que há diversos aspectos que devem ser considerados.

Para colocar o Due Diligence em prática no M&A, é interessante dar atenção às informações captadas e utilizadas, o que significa centralizar a documentação, acompanhar solicitações e identificar gargalos.

É crucial ter visibilidade e rastreamento, pois é o que permite ter informações estruturadas, nas quais se baseia a tomada de decisão.

Dê atenção ao pós-closing

Tão importante quanto se preparar para o fechamento do negócio é ter cuidado com o que acontece após a fusão ou aquisição. Esse momento é conhecido como pós-closing e pode afetar os resultados obtidos, o que justifica a necessidade de atenção extra.

É nesse período em que se efetiva o fechamento, com os registros das documentações restantes e a alteração definitiva da estrutura societária.

Essa fase exige que todos cumpram o que foi acordado, inclusive em relação às responsabilidades. Por isso, é interessante acompanhar e garantir o cumprimento de prazos e aspectos do contrato.

Explore experiências anteriores

Para acertar no M&A, é interessante utilizar a experiência anterior de outras empresas que executaram o processo. Além de se inspirar no que deu certo, é válido conhecer erros e dificuldades encontradas por outras empresas, como forma de evitá-los.

Um dos maiores processos dos últimos anos foi a fusão entre Sadia e Perdigão, aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em 2016. Tudo foi conduzido com uma diligência complexa, pois deu origem a um conglomerado gigante do ramo alimentício.

Por outro lado, o M&A entre Boeing e Embraer foi uma alternativa que não deu certo. Após dois anos do acerto, que aconteceu em 2018, a primeira anunciou a dissolução do processo de fusão.

Considerando que, em 2020, o Brasil registrou 1.117 fusões e aquisições, não faltam exemplos para considerar. Com esses estudos de caso, é possível se antecipar a problemas e saber como atuar a favor dos resultados de interesse.

Com essas dicas, pode-se conduzir um processo de M&A com a devida estrutura e garantir que ele atenda aos objetivos. Não se esqueça de estruturar etapas e de usar as ferramentas necessárias para aumentar as chances de sucesso.

Quer receber mais dicas e saber como melhorar seus processos? Assine nossa newsletter e tenha tudo em sua caixa de entrada!