Como solicitar certidões pela internet de forma mais simples e centralizada?

Solicitar documentos e certidões pela internet pode ser mais simples do que você imagina. Confira!

As empresas geralmente precisam obter certidões de vários tipos para reduzir riscos nas relações comerciais. Esse é o caso, por exemplo, quando o objetivo é avaliar se determinado fornecedor é adequado para uma parceria ou verificar se é possível conceder crédito a um cliente.

Por isso, vale a pena saber como solicitar certidões pela internet. Não importa se você precisa de uma certidão negativa de débitos, algum tipo de certidão de regularidade ou certidões emitidas por cartórios e municípios, é possível obtê-las de maneira rápida e simples a partir do seu computador.

Nas linhas a seguir, você verá as vantagens de usar a internet para solicitar certidões de maneira centralizada e saberá como agilizar essa parte dos seus processos. Leia o post até o final para não perder nossas dicas!

Quais são as vantagens de solicitar certidões pela internet?

Antes de falarmos sobre como solicitar certidões pela internet, pense bem em como isso pode beneficiar seu negócio. Em primeiro lugar, você aproveita melhor os recursos da sua empresa, principalmente o tempo de trabalho da equipe, visto que essa atividade é delegada a uma empresa especializada.

O colaborador não precisa entrar em contato com cartórios, prefeituras, juntas comerciais e outros órgãos para obter certidões, e assim ele pode usar melhor o tempo. Concorda que é preferível delegar atividades burocráticas e se concentrar no core business do negócio, que geralmente é mais complexo e requer maior especialização?

Também, quando a empresa usa uma plataforma de solicitação e gestão de documentos, como a CBRdoc, ela dá um passo importante rumo à transformação digital. Sem contar que, com documentos e certidões no formato digital armazenados na nuvem, você reduz o consumo de papel e toner e agiliza as consultas.

Além disso, os documentos são centralizados em um único local e podem ser acessados pela sua equipe com base nas permissões de acesso que você define. Até mesmo o atendimento ao cliente é beneficiado em função da rapidez do processo.

É fácil perceber o quanto vale a pena usar uma plataforma de gestão de documentos, não é verdade?

Como solicitar certidões pela internet?

Levando em conta os benefícios da solicitação de certidões pela internet, agora você vai ver alguns passos importantes para obtê-las a partir do seu computador. Confira!

Conte com uma plataforma especializada

Para começar, você precisa buscar uma plataforma que ofereça esse serviço de forma segura e com qualidade.

Aqui na CBRdoc, somos especialistas em gestão e solicitação de documentos. Para conhecer a nossa plataforma, você pode navegar pelo site e se informar sobre alguns dos recursos que oferecemos.

Mas tem outra forma ainda mais interessante de analisar se a plataforma da CBRdoc é adequada para as necessidades da sua empresa: basta se cadastrar gratuitamente e acessar a plataforma para conhecê-la na prática.

Compreenda o funcionamento da plataforma

Para entender como a plataforma da CBRdoc funciona, nada melhor que navegar por ela. Essa é uma das grandes vantagens de um serviço que não cobra mensalidade, visto que o pagamento é feito a cada documento ou certidão solicitada.

Observe o design da plataforma e navegue pelos menus. Verifique também as opções de pesquisa e pense em como eles facilitam a rotina de solicitação de documentos e certidões. Claro, conte também com a ajuda do nosso suporte para tirar suas dúvidas sempre que elas surgirem.

Verifique quais órgãos fazem parte da plataforma

Uma plataforma de gestão de documentos precisa ter milhares de parceiros para conseguir atender às necessidades dos clientes, e esse é o caso da CBRdoc. Se você precisar obter um documento ou certidão em um cartório, prefeitura, junta comercial ou outro órgão, é só procurá-lo na plataforma.

Caso o documento e o órgão estejam disponíveis, é só fazer a solicitação. Como você está lidando com uma empresa especializada, sua solicitação será atendida no menor prazo possível. Se um colaborador da sua empresa tivesse que entrar em contato diretamente com o órgão, ele provavelmente não conseguiria obter o documento com tanta facilidade.

Opte pelo formato físico ou digital

Com a transformação digital, é natural que os documentos impressos comecem a perder espaço. Isso porque muitas vezes o formato digital é suficiente para fazer uma comprovação. Mas, é claro, também há casos em que um documento impresso é insubstituível.

Sendo assim, avalie se é necessário obtê-lo no formato físico ou se o digital já é suficiente. A CBRdoc disponibiliza o documento no formato digital na própria plataforma, e o físico é enviado pelos Correios.

Acompanhe o andamento da solicitação

Depois de fazer o pedido do documento ou certidão, é só acompanhar o andamento na própria plataforma. Esse recurso, inclusive, pode ajudar sua equipe a se programar melhor para dar andamento nos processos.

Com base no status do pedido, é possível dar ao cliente ou ao fornecedor uma previsão de quando a etapa estará concluída. Informações exatas colaboram muito para a satisfação dos envolvidos e evidenciam a qualidade do serviço que sua empresa realiza.

Por que contar com a CBRdoc para solicitar documentos e certidões?

A CBRdoc trabalha com mais de 25 mil instituições em todo o Brasil. Isso significa que, quando você precisar de um documento ou certidão, é só nos pedir, porque sabemos como e onde buscar. Você pode até escolher se quer o documento no formato físico ou digital.

Todos os documentos obtidos por meio da nossa plataforma ficam armazenados com segurança e por tempo vitalício. É possível organizá-los com a ajuda de pastas e tags, e, em conjunto com o recurso de pesquisa baseada em inteligência artificial, você consegue encontrar rapidamente o que precisa.

Outro grande benefício é não ter que pagar uma mensalidade para acessar o serviço. Como o pagamento é feito a cada documento obtido por meio da plataforma, você não corre o risco de desperdiçar recursos financeiros.

Agora que você sabe como solicitar certidões pela internet, certamente percebeu o quanto a tecnologia pode agilizar as atividades na sua empresa. Ela também proporciona um melhor aproveitamento de recursos, já que os colaboradores podem se concentrar em atividades mais relacionadas com o core business.

O que acha de levar esses benefícios para dentro da sua empresa? Acesse o site da CBRdoc e conheça melhor a nossa plataforma!