Facilitar a concessão de crédito para o seu negócio significa encarar menos burocracia e dispor dos recursos necessários de modo mais simples. Descubra como é possível obter esse resultado!

Descubra como facilitar a concessão de crédito para a sua empresa

A concessão de crédito é um processo que faz parte da realidade da maioria das empresas. Muitas vezes, essa etapa está relacionada à oferta de crédito para os clientes, mas ela também pode se relacionar com a captação de recursos para o negócio.

Nesse sentido, vale entender que existem fatores que podem influenciar nesse processo de obtenção de crédito, como a regularidade da empresa. Por isso, é essencial saber como otimizar essa etapa, garantindo uma liberação mais rápida e com condições melhores, como a redução dos juros incidentes.

Na sequência, você descobrirá como facilitar a concessão de crédito para a sua empresa. Acompanhe!

Reconheça qual é a necessidade de crédito

O primeiro passo desse processo envolve entender qual é a necessidade de crédito do negócio. Para definir essa questão, três pontos principais devem ser considerados:

  • a finalidade de uso do dinheiro;
  • as condições atuais do negócio e
  • a quantia necessária para o fim definido.

Então, se a sua empresa pretende abrir uma filial ou expandir os processos atuais, por exemplo, é preciso levantar quanto é preciso para concretizar esse plano. O mesmo vale para a busca de crédito para capital de giro, por exemplo.

Antes de definir o valor, entretanto, é preciso pensar nas condições de pagamento e na capacidade do negócio. Se a empresa já apresentar certo nível de endividamento, é preciso pensar na solicitação de uma quantia mais adequada à realidade financeira do negócio. Assim, é possível aumentar as chances de obter os recursos desejados.

Confira os critérios de concessão de crédito

Ao pensar nessa solicitação, também é importante conhecer quais são os critérios definidos pela instituição financeira que concede o crédito. Existem linhas de crédito específicas para empresas de determinados setores e portes, por exemplo.

Além disso, é preciso verificar quais são as regras para o seu negócio ser submetido à análise de crédito. É comum que sejam exigidas certidões negativas, balanços patrimoniais e documentos dos sócios, por exemplo.

Ao conhecer quais são as exigências nesse sentido, você tem a chance de reunir e apresentar todas as informações necessárias. Desse modo, é possível tornar o processo mais eficiente, já que as chances de aprovação são maiores.

Vale notar que, em geral, as condições são mais favoráveis junto à instituição na qual a sua empresa já tem e mantém uma conta. Porém, outras instituições podem oferecer critérios mais flexíveis, por exemplo. É por isso que vale a pena entender quais são as exigências e compará-las, de modo a entender qual pode ser a melhor alternativa.

Mantenha a regularidade do negócio

Como você acompanhou, é comum que sejam solicitadas diversas informações para que ocorra a concessão de crédito para a sua empresa. É exatamente o que acontece quando um negócio oferece crédito para o cliente pessoa física, pois a intenção é avaliar e gerenciar os riscos gerais.

Por meio dessa análise, é possível identificar qual é a tendência de inadimplência. Assim, a análise prévia ajuda a instituição financeira a determinar se o seu negócio tem as condições esperadas de pagamento.

Nesse sentido, um dos critérios mais importantes é a regularização do negócio. Afinal, se uma empresa estiver com pendências regulatórias e mesmo assim solicitar crédito, o desenvolvimento desses problemas pode gerar dificuldades para pagar os credores. Por isso, uma empresa que atue de forma totalmente regular oferece menos  riscos e tem mais chances de obter o crédito solicitado.

É por isso que é tão importante dispor das certidões e dos documentos exigidos. Assim, será possível comprovar a situação fiscal, tributária e jurídica do negócio, melhorando a percepção de risco sobre o empreendimento.

Atualize periodicamente as informações

Como você viu, as instituições que podem conceder recursos para a sua empresa utilizam as informações apresentadas sobre o negócio para avaliar o risco e determinar se faz sentido conceder o crédito.

Por causa disso, é essencial manter as informações devidamente atualizadas. Assim, é possível garantir que novas operações para a obtenção de crédito fiquem mais simples e sejam autorizadas com mais facilidade.

Nesse sentido, é importante conferir a validade de certidões e documentos, conferir a regularidade do negócio e incluir novos dados, conforme a necessidade. Apresentar balanços atualizados, por exemplo, ajuda a aumentar as chances de obter os recursos solicitados.

Mantenha os pagamentos em dia

Na avaliação de crédito para concessão de recursos para a sua empresa, é comum que o histórico de pagamento seja um dos principais elementos avaliados. Por conta disso, é indispensável manter todos os pagamentos em dia e fugir da inadimplência.

Por isso, é importante cuidar bem da gestão financeira para provisionar os recursos e garantir o pagamento nas condições acordadas. Em caso de dificuldade, é importante pensar na renegociação da dívida, evitando o atraso e a inadimplência.

Dessa forma, será possível manter um histórico mais positivo, evitando a negativação da empresa nos birôs de crédito e garantindo o acesso a condições facilitadas e mais interessantes.

Como a CBRdoc pode ajudar a concessão de crédito para seu negócio?

Como você viu, obter crédito para a sua empresa depende de uma aprovação na avaliação da instituição financeira que concede os valores. Para tornar esse processo mais simples, é interessante contar com a tecnologia — e, nesse sentido, a CBRdoc pode ajudar.

Com a plataforma, sua empresa poderá solicitar certidões e documentos físicos ou digitais com facilidade. Além disso, é possível realizar a pesquisa de processos judiciais, o que ajuda a apresentar informações mais completas para o futuro credor.

Além disso, a plataforma ajuda a centralizar as informações e oferece amplo nível de segurança digital. Desse modo, é possível garantir mais produtividade e eficiência nos processos da gestão de documentos, o que pode auxiliar a solicitação do seu negócio.

Como você descobriu, a concessão de crédito para a sua empresa pode ser facilitada a partir de uma estratégia completa para a apresentação de dados. Com a ajuda da tecnologia, o processo tende a ser ainda mais eficiente, o que ajudará seu negócio a dispor dos valores necessários.

Quer ter ajuda de uma plataforma completa e que pode facilitar seus processos? Entre em contato conosco da CBRdoc e veja como podemos auxiliar!