Parceiros, fornecedores e mesmo a sua empresa podem ser alvos de processos judiciais diversos. Para garantir uma gestão segura, é importante identificar essas situações. Neste artigo, você saberá como identificar se um negócio tem processos pendentes!

Ao considerar a situação jurídica das empresas, existem diversos processos judiciais que podem tramitar. Há ações trabalhistas, tributárias, relacionadas ao direito do consumidor e mais. Também é possível que os processos sejam de conhecimento, execução ou cautelares, indicando fases distintas.

Como é possível imaginar, fazer esse acompanhamento é importante para aumentar a segurança jurídica. Ao conhecer os processos de empresas parceiras e fornecedoras, por exemplo, é possível fazer uma due diligence mais eficiente. Já o acompanhamento dos processos da própria empresa ajuda a manter a segurança jurídica, garantindo o cumprimento de prazos e de sentenças, por exemplo.

Mas, afinal, como saber se uma empresa tem processos judiciais? Neste artigo, você entenderá o que fazer nesse sentido.

Confira!

Use os dados da empresa

O primeiro passo consiste em reunir os dados da empresa que será pesquisada. Se for o seu negócio, essa etapa é mais simples, já que você dispõe de todas as informações necessárias.

No caso de outros negócios, é preciso utilizar o nome do estabelecimento e o CNPJ. Em algumas situações, é importante ter o CPF dos sócios administradores, já que os processos judiciais também podem estar relacionados a eles. Assim, você poderá ter uma visão mais completa sobre as informações do negócio.

Utilize uma ferramenta confiável

Em seguida, é essencial utilizar uma ferramenta confiável para fazer essa pesquisa. A princípio, uma busca simples na internet pode trazer uma visão geral sobre a situação jurídica do negócio.

No entanto, existem processos que não são exibidos dessa maneira, além daqueles que tramitam de modo físico. Por isso, é fundamental ter a ajuda de uma ferramenta confiável.

Uma possibilidade é buscar diretamente nos sites dos tribunais competentes. Contudo, essa tarefa pode demandar muito tempo e, ainda assim, não ser completa.

Por isso, o ideal é usar a tecnologia para otimizar o processo e aumentar a produtividade. Por meio da plataforma da CBRdoc, por exemplo, você tem a chance de fazer uma pesquisa ampla,  em diversos tribunais do Brasil.

Por meio da função “Pesquisa de processos”, você poderá fazer uma varredura ampla das informações. O procedimento acontece de forma muito mais simples e rápida, o que garante mais eficiência para a sua rotina.

Aprenda a interpretar as informações

Tão importante quanto buscar os dados referentes a processos judiciais é saber como interpretar as informações. Podem existir processos que tramitam de forma sigilosa, por exemplo, o que deve ser considerado.

Também é preciso verificar se, existindo um processo, quais foram as movimentações ocorridas, quais são os prazos ou mesmo qual é a decisão do juiz. Assim, é possível  saber o que significa cada dado obtido.

Ainda, é recomendado fazer pesquisas periódicas para garantir o acompanhamento da situação jurídica. Com o número dos processos judiciais em mãos, é possível conferir o andamento, caso isso faça sentido para as suas necessidades.

Com essas dicas, você descobriu como saber se uma empresa tem processos judiciais. Como visto, é importante recorrer à tecnologia para tornar tudo mais prático, então vale a pena contar com a ajuda da CBRdoc nessa etapa.

Quer fazer esse tipo de pesquisa de modo mais fácil? Entre em contato conosco da CBRdoc e confira as nossas funcionalidades!