O uso de tecnologia nos negócios tem promovido impactos positivos para empresas de diferentes áreas. Analisar esses resultados é essencial para compreendermos a importância desse tipo de investimento.

A tecnologia já faz parte da realidade das pessoas e, cada vez mais, é incorporada às empresas de diferentes setores. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), o investimento dos empreendimentos brasileiros em tecnologia alcançou US$ 46 bilhões em 2021 — um crescimento de 17,4% em relação a 2020. Esse resultado coloca o país entre os 10 países que mais investiram em tecnologia nos negócios durante 2021.

Essa é uma tendência que tende a se fortalecer cada vez mais, já que o aumento da digitalização é uma realidade em todos os sentidos. Porém, você sabe o que isso significa para as empresas de diferentes áreas de atuação?

Neste artigo, você conhecerá quais são os principais efeitos que podem ser percebidos da tecnologia nos negócios!

Quais são as principais soluções de tecnologia dos últimos anos?

Antes mesmo de entender os impactos da tecnologia nos negócios, é interessante entender quais são as principais soluções que os negócios têm adotado. Como base, é possível considerar o impacto de softwares e plataformas. Eles são pilares da transformação digital, devido à facilidade de uso e aos impactos que podem causar.

Graças às aplicações e sistema web, as empresas conseguem ter mais mobilidade e integração de informações. Para que eles funcionem, a adoção da computação na nuvem é especialmente importante, já que ajuda no armazenamento remoto de dados.

Além disso, outras soluções têm sido incorporadas. Os elementos de machine learning e de inteligência artificial, por exemplo, ajudam a otimizar tarefas repetitivas e favorecem a automação.

Também existem soluções de captura e análise de dados, como Big Data e business intelligence (BI). Enquanto isso, a integração pode ser potencializada pelos recursos de Internet das Coisas (IoT), como sensores e componentes inteligentes e conectados.

No meio de todos esses processos, vale destacar a importância da gestão eletrônica de documentos. Afinal, é por meio dela que as informações podem circular entre diferentes profissionais e setores.

Logo, cada negócio pode investir nos componentes de tecnologia mais adequados para atender às suas necessidades operacionais, comerciais e competitivas.

Quais são os impactos da tecnologia nos negócios?

Diante de tantas soluções de tecnologia que podem ser adotadas pelos negócios, é esperado que elas passem a gerar resultados melhores para as empresas. Por isso, vale a pena conhecer quais são esses impactos e como eles podem ajudar os negócios em seu ciclo de vida.

A seguir, conheça os impactos da tecnologia nos negócios!

Mais qualidade de comunicação

Por meio da tecnologia, é possível melhorar a qualidade da comunicação da empresa — tanto internamente quanto em relação aos agentes externos. Com mais integração, é possível garantir uma atuação mais estratégica, com melhor fluxo de dados e maior capacidade de solucionar problemas.

Pense, por exemplo, em uma financeira. A análise de crédito é uma etapa essencial para garantir o sucesso da empresa, de modo a conceder valores para clientes que ofereçam um nível de risco considerado tolerável para o negócio.

Porém, a tarefa é feita manualmente e não há integração entre os setores. Com isso, a área de análise de risco pode aprovar ou reprovar o histórico de um cliente e o setor comercial apresentar uma posição diferente, por exemplo.

Já com a tecnologia, é fácil integrar o negócio para obter certidões e documentos de modo fácil. A partir disso, a análise ocorre com mais rapidez e os resultados são facilmente compartilhados entre membros de outras equipes.

Integração de processos

Como você viu, a tecnologia pode servir para criar pontes entre diversas áreas do negócio, facilitando a integração dos processos. Isso é importante para compor um fluxo que faça sentido para atender às necessidades do negócio, considerando os resultados desejados, por exemplo.

Essa integração também ajuda a acelerar as etapas produtivas e diminui os riscos de ocorrer algum nível de ineficiência. No caso de indústrias, isso é importante para manter a produção, mas também é um aspecto importante para empresas de serviços.

Por meio da integração de processos, é possível obter a padronização e garantir um atendimento com mais qualidade para o cliente, por exemplo. Essa também é uma forma de ter mais visibilidade e de acompanhar os resultados de modo efetivo.

Produtividade e eficiência

Outro dos principais motivos para realizar o investimento em tecnologia é o aumento de produtividade que ele pode oferecer. De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o uso de tecnologias da indústria 4.0 aumentou em mais de 20% a produtividade das empresas que participaram do levantamento, em média.

Isso é possível porque, por meio da tecnologia, há como diminuir ou eliminar tarefas repetitivas, reduzir erros e retrabalhos e aproveitar melhor os recursos disponíveis. Assim, é possível garantir uma mobilização melhor dos talentos, que focam nas áreas críticas ou mais estratégicas do negócio, enquanto a tecnologia dá continuidade aos processos.

Otimização da experiência

Os efeitos da tecnologia nos negócios não são sentidos apenas internamente. Eles também podem ser percebidos junto aos clientes, que podem ter experiências melhores graças ao ganho de eficiência dos processos, de modo geral.

Para entender como isso acontece, pense em uma imobiliária que tem processos integrados e mais ágeis, graças ao uso de tecnologia. Dessa forma, a empresa consegue obter certidões e documentos de modo rápido, garantindo a segurança de quem vende e de quem compra ou aluga.

Além disso, a tecnologia pode ajudar a garantir um fechamento mais rápido para os contratos de compra e venda, por exemplo. Assim, os clientes tendem a ficar mais satisfeitos com a experiência geral.

Competitividade

Com mais tecnologia, a empresa também tende a se tornar mais competitiva. Isso acontece, em especial, por conta do aumento de eficiência e produtividade.

A melhoria desses dois indicadores tende a elevar o nível de lucratividade do negócio. Desse modo, é possível investir em mais melhorias para o negócio, o que pode favorecer a conquista de uma posição melhor no mercado.

Também pesa para esse benefício a otimização geral da experiência do cliente. Ao entregar mais satisfação, seu negócio tende a se destacar dos demais concorrentes. Em mercados altamente competitivos, isso faz a diferença para consolidar e expandir a marca de modo sustentável.

E no contexto pós-pandemia?

Além dos efeitos da tecnologia nos negócios que você conheceu, existem as questões que se consolidaram no pós-pandemia. Afinal, o período de fechamento temporário dos negócios forçou as empresas a buscarem soluções inovadoras para se manterem em seus respectivos mercados.

Nesse sentido, a adoção de tecnologia nos negócios causou transformações relevantes no modo de trabalhar e de alcançar resultados. Um dos aspectos mais importantes é a consolidação do trabalho remoto e do modelo híbrido.

Graças à comunicação mais robusta e móvel, tornou-se possível para os profissionais trabalharem com mais flexibilidade.

Além disso, vale a pena considerar que o avanço da tecnologia na pandemia acelerou a transformação digital e fomentou  a inovação para negócios de diferentes tipos. Assim, é possível que esses efeitos se consolidem e continuem a oferecer resultados ao longo do tempo.

Como você acompanhou, a incorporação da tecnologia nos negócios pode fortalecer os resultados de produtividade, eficiência, lucratividade e mais. Também foi a tecnologia que ajudou muitas empresas a superarem e se fortalecerem no contexto de pós-pandemia e a tendência é que a adoção de recursos desse tipo contribua de modo cada vez mais positivo para os negócios.

Quer acompanhar outras informações sobre o mercado dos negócios e os usos da tecnologia? Acompanhe nossas publicações no nosso Facebook, LinkedIn e Instagram