Antes de adquirir uma carteira de ativos estressados, é fundamental analisar as condições para mitigar riscos. No processo, usar a plataforma certa pode ajudá-lo. Veja!

Como uma plataforma ajuda na avaliação de ativos estressados?

No mercado de crédito, existem os chamados ativos estressados, que têm atraído cada vez mais pessoas interessadas. Também chamados distressed assets ou crédito podre, eles correspondem a créditos que não foram pagos dentro das condições adequadas devido a dificuldades graves por parte do devedor.

Entre os ativos estressados, estão as dívidas de empresas em recuperação judicial ou que entraram em processo de falência, por exemplo. Embora tenham maiores riscos, esses ativos têm potencial de valorização, já que são adquiridos por valores menores e podem levar a um retorno total ou próximo do valor completo.

Antes de investir em tais ativos, entretanto, é fundamental fazer uma análise completa de carteira. Veja como essa avaliação funciona e conheça como a tecnologia pode ajudar!

Por que fazer uma análise de carteira dos ativos estressados?

Como os ativos estressados são créditos que não foram adimplidos por dificuldades do devedor, há um risco considerável quanto à continuidade da inadimplência. Em alguns casos, o crédito pode ser irrecuperável, o que faz com que o investimento seja inviável.

Portanto, para evitar a compra de assets que não podem ser recuperados é que existe a análise desses ativos. Ela avalia questões relevantes da carteira e permite identificar o potencial de retorno e de recuperação de crédito.

Graças a ela, é possível reduzir os riscos de não recebimento, o que levaria a prejuízos. Também é uma forma de conferir a viabilidade de investimento, considerando as características específicas.

Nesse sentido, é uma etapa essencial para que o investimento cumpra seu papel e alcance os objetivos esperados.

Quais pontos considerar ao avaliar esses ativos?

Considerando que a análise de ativos estressados é crucial, vale a pena saber como realizá-la. Nesse momento, é preciso levar em conta aspectos como as questões referentes ao devedor.

Imagine, por exemplo, uma massa de crédito podre oriunda de uma grande construtora. Antes de adquiri-los, é necessário entender a condição do negócio, como suas condições financeiras e sua situação de regularização no mercado. Se estiver em recuperação judicial, é fundamental avaliar as características específicas.

Além disso, faz sentido realizar uma análise do ponto de vista jurídico. É necessário entender quais são as vias legais que podem ser assumidas, o que elas representam e quanto podem custar.

Ao unir a questão jurídica à avaliação de capacidade econômica e financeira, portanto, é possível identificar o nível de risco de crédito — ou seja, a chance de sofrer calote nessa recuperação. Portanto, a ideia é fazer uma espécie de Due Dilligence quanto ao processo.

Como uma plataforma como a CBRdoc pode ajudar?

Como visto, a avaliação de ativos estressados depende de considerações a respeito dos ativos e também do devedor. Para isso, obter uma documentação completa é essencial para fazer um reconhecimento de cenário.

Para simplificar a etapa, pode ser interessante contar com recursos digitais. Por meio da tecnologia, é possível obter e avaliar informações com um fluxo mais eficiente e que atende às necessidades.

Nesse caso, a CBRdoc pode ajudar. A plataforma é especializada na obtenção de documentos e certidões de diversos tipos, em todo o país. Dessa forma, é possível solicitar uma documentação completa a respeito dos ativos, o que favorece a análise.

Além de pagar apenas pelo que utilizar, você contará com um time completo e especializado na função. Também poderá aproveitar a centralização dos arquivos, facilitando processos e a pesquisa dos documentos.

Antes de adquirir ativos estressados, é essencial fazer uma análise da carteira. Assim, você diminui riscos e aumenta as chances de obter o retorno esperado. Na etapa, contar com a tecnologia, como uma plataforma, pode ser útil.

Se quiser ajudar no dia a dia do seu negócio para avaliar ativos e facilitar outros processos, conheça a CBRdoc!