Dependendo do tipo de repartição, os serviços de cartório são diferentes e atendem a necessidades distintas. Ao conhecer os principais, é possível planejar melhor os processos da sua empresa. Entenda!

Os cartórios são repartições que realizam atividades notariais e de registro de documentos e certidões diversas. Graças a eles, a documentação tem fé pública e apresenta a devida validade jurídica, por exemplo. Para atender às necessidades, há variados serviços de cartório disponíveis.

No cotidiano empresarial, conhecer e aproveitar as atividades cartoriais é essencial para dar sequência a fluxos de tarefas e operações. Portanto, saber quais são as alternativas faz a diferença para estruturar melhor os processos.

Na sequência, descubra quais são os serviços de cartório mais comuns e entenda como aproveitá-los de forma mais eficiente!

Quais são os principais tipos de serviços de cartório?

Para compreender quais são os serviços cartoriais disponíveis é necessário saber que há mais de um tipo de cartório. Cada classificação atende a demandas específicas quanto aos procedimentos, documentos e certidões, então é essencial conhecer cada um.

A seguir, você poderá conferir quais são os serviços mais comuns e como cada classificação funciona!

Cartório de registro de pessoas naturais

Há muitos documentos pessoais e atos que são indispensáveis ao dia a dia. Na maior parte dos casos, eles são de responsabilidade do cartório de registro de pessoas naturais. Entre os serviços, estão a emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito, por exemplo.

Também há o registro de alterações no nome, acordos pré-nupciais, reconhecimento de paternidade e outras questões ligadas a esse tipo de foro.

Cartório de registro civil de pessoas jurídicas

Assim como pessoas físicas precisam de registro de diversos documentos, as empresas (pessoas jurídicas) também necessitam. Nesse caso, o responsável por processos relacionados é o cartório de registro civil de pessoas jurídicas.

É nele em que são registrados documentos e atos constitutivos de pessoas jurídicas, como contratos sociais, estatutos e outros elementos relacionados. Além de empresas com fins lucrativos, as associações, cooperativas, sindicatos e mesmo condomínios utilizam os serviços desse tipo de cartório.

Cartório de notas

Em outros casos, há documentos que precisam ser devidamente reconhecidos para terem validade jurídica. Nessas situações, o cartório de notas costuma prestar os serviços necessários.

É nesse tipo em que são registrados, reconhecidos e lavrados documentos como escrituras, procurações, inventários, testamentos e assim por diante. Também é onde ocorrem a abertura e o reconhecimento de firma, o que pode ser essencial para outras etapas.

Cartório de protesto

A cobrança de uma dívida não é feita apenas de maneira judicial. Antes disso, um credor pode recorrer ao cartório de protesto, responsável por tornar públicas as dívidas de uma pessoa física ou jurídica.

O protesto de títulos formaliza a situação de inadimplência e pode levar à negativação do CPF ou CNPJ nos órgãos de proteção ao crédito.

Cartório de registro de imóveis

Assim como pessoas físicas e jurídicas, os imóveis devem apresentar registro completo, o que é feito no cartório de registro de imóveis. Ele envolve procedimentos ligados à matrícula, à averbação e ao histórico de um imóvel, por exemplo.

Vale notar que esse tipo de cartório compreende propriedades imobiliárias que estejam em seu raio de atuação. Entre os serviços, estão registros de compra e venda, doação (com e sem usufruto), penhora, hipoteca e outras possibilidades.

Além disso, o cartório emite certidões que são importantes para negociações. Uma imobiliária poderá precisar de certidões de ônus reais do imóvel ou de seu Habite-se, por exemplo.

Cartório de registro de títulos e documentos

Um dos principais serviços de cartório envolve as documentações de funções diversas. No cartório de registro de títulos e documentos, há serviços relacionados a contratos entre pessoas físicas e/ou jurídicas, bem como o envio de notificações extrajudiciais.

Esse é um tipo de cartório importante porque também engloba serviços que outros cartórios não realizam. Com isso, atende a todas as necessidades não contempladas que possam surgir.

Qual a importância dos cartórios para as empresas?

Como você viu, há múltiplos serviços de cartórios disponíveis, de acordo com as funções específicas do órgão. Em comum, há o fato de que muitas empresas precisam de documentos e certidões dos cartórios, o que gera solicitações de tipos distintos.

Um escritório de advocacia, por exemplo, pode precisar de certidões de pessoas físicas ou jurídicas ou de imóveis, além de outros documentos, a depender da área de atuação.

Já uma financeira, provavelmente, focará no protesto de títulos para identificar o perfil de pagamento de quem solicita crédito, o que poderá apoiar a análise de crédito.

Mesmo uma empresa que esteja passando por uma reestruturação ou expansão pode precisar de certidões e documentos específicos. Em uma fusão, por exemplo, solicitar informações sobre o outro empreendimento pode ajudar a tomar decisões.

Portanto, os serviços de cartório estão totalmente atrelados ao fluxo documental das empresas e podem auxiliá-las a cumprir várias tarefas.

Para tanto, é preciso ter uma boa organização, com identificação completa das necessidades e obtenção dos dados corretos para as solicitações.

Como a CBRdoc pode ajudar?

Ao mesmo tempo, é importante considerar que pode não ser tão simples lidar com os pedidos de documentos e certidões. Primeiramente, há diversos tipos de cartórios e cada um pode ter um procedimento específico.

Em segundo lugar, há a questão do volume de solicitações. Em negócios que dependem fortemente de tais documentos, o número de pedidos de documentos pode ser significativo e consumir uma grande quantidade de recursos.

Além disso, uma empresa com amplo ramo de atendimento — como em nível nacional — precisará pedir documentos e certidões em diversos cartórios do país. Devido a todos esses fatores, é fundamental buscar formas de facilitar esse contato, o que pode ser feito com ajuda da tecnologia.

A CBRdoc é uma especialista no tema e permite que você centralize todas as suas solicitações na plataforma.

Toda a procura e obtenção de documentos e certidões é feita por um time dedicado e especializado, simplificando as etapas e reduzindo riscos de erros ou perdas.

Como você viu, os principais serviços de cartório variam com o tipo de repartição e sua forma de atuar. Para facilitar as solicitações de documentos e certidões, contar com a tecnologia pode ser a melhor alternativa.

Para ter centralização, eficiência e qualidade para obter as informações necessárias, conheça a CBRdoc e descubra como podemos ajudar!