Com o avanço das discussões sobre sustentabilidade, nunca foi tão importante para as empresas agir de maneira responsável. Para alcançar esse resultado, conheça a estratégia ESG!

O ESG é uma sigla que significa Environment, Social and Governance. Em tradução livre, ela pode ser entendida como Meio Ambiente, Social e Governança. Esses são os três pilares da sustentabilidade corporativa moderna e favorecem o alcance de resultados mais responsáveis e focados no desenvolvimento sustentável.

Devido ao funcionamento da metodologia, esse é um conceito que ajuda a medir o nível de comprometimento das companhias com as práticas sustentáveis. Mas você sabe o que isso representa, na prática, para os empreendimentos?

Neste artigo, você entenderá como o ESG é aplicado nos negócios e saberá como torná-lo parte do seu cotidiano. Confira!

Qual é a importância de implementar as práticas ESG?

Desde que o conceito foi desenvolvido, a sustentabilidade corporativa prevista pela adoção do modelo ESG começou a se espalhar. Hoje, é uma alternativa relevante para os negócios que desejam se destacar e otimizar a obtenção de resultados.

Por meio dessas medidas, é possível aumentar o valor agregado dos produtos, serviços e soluções. Afinal, os clientes não apenas consomem ou contratam, como o fazem com propósitos maiores, como ajudar o planeta.

Essa também é uma forma de agregar mais valor à marca. Há como imprimir um nível maior de Responsabilidade Social Corporativa (CSR) e aspectos ambientais e de transparência. Logo, a marca passa a ser reconhecida como uma referência sustentável.

Ainda, pode ajudar a reduzir riscos em diversas esferas. Um escritório de advocacia, por exemplo, pode não ter um risco ambiental tão grande. Mas lida com dados sigilosos e com pessoas em diversos níveis. Assim, o foco social e de governança é especialmente relevante para reduzir os riscos gerais.

Como adotar o ESG em seu negócio?

Além de saber que o ESG é fundamental para a estratégia da sua empresa, é importante entender como colocar a metodologia em prática.

Ela pode (e deve) ser adaptada à realidade do seu negócio, considerando limitações e oportunidades. No entanto, existem algumas soluções gerais que costumam servir para uma variedade de empreendimentos.

Na sequência, confira meios de colocar em prática a metodologia ESG em sua empresa!

Reduza o uso excessivo de recursos naturais

Começando pelo aspecto ambiental, uma das maneiras de ser mais sustentável é pela redução do uso de recursos naturais. Em indústrias de grande porte, isso pode ser feito com o cuidado com as matérias-primas. Mas e em empresas prestadoras de serviços?

É possível desenvolver uma política para gerar economia de energia elétrica, por exemplo. Também vale pensar em soluções limpas e amigas do planeta, como buscar fontes de energia renováveis, como a luz solar.

Uma reforma no escritório para garantir mais eficiência de iluminação e climatização, por exemplo, também pode ajudar nesse sentido.

Otimize a gestão de documentos

Quando se fala da redução do consumo de recursos naturais, uma das formas mais eficientes de fazer isso é pela diminuição do uso de papel. Afinal, a impressão constante de documentos que, ao final, serão descartados só causa mais impacto na natureza.

Por isso, uma das estratégias envolve a gestão documental otimizada. Realizar o gerenciamento digital economiza espaço de armazenamento, evita o uso acelerado de papel e favorece os processos operacionais.

Com uma plataforma para centralizar as certidões de imóveis, por exemplo, uma imobiliária poderá causar menos impactos negativos no planeta.

Automatize os processos

Essa questão da gestão documental abre espaço para uma solução igualmente relevante: a automação de processos. Ao incluir a tecnologia nas diversas etapas do negócio, é possível conseguir um fluxo otimizado, mais produtivo e que utiliza menos recursos desnecessariamente.

Mais que apenas incorporar soluções isoladamente, vale a pena pensar na transformação digital como um todo. Assim, existe a chance de mudar a mentalidade da empresa e alcançar uma performance mais interessante.

É o caso de contar com uma plataforma centralizada para solicitar todos os documentos em um só lugar. Além de perder menos tempo e de deixar a tarefa dedicada a quem mais entende do assunto, é possível reduzir o consumo geral de recursos.

Apoie a diversidade e a inclusão

O aspecto social é igualmente importante para a metodologia ESG. Para incorporá-la ao negócio, há como desenvolver políticas que apoiem a diversidade e a inclusão.

Realizar campanhas de conscientização, disponibilizar vagas afirmativas para grupos minoritários e apoiar a comunidade nesse sentido estão entre os pontos de interesse. Isso ajuda a consolidar esses valores da empresa e melhora a percepção de marca.

Além disso, é uma forma de integrar o desenvolvimento econômico ao elemento social de modo sustentável. Logo, os resultados poderão ser duradouros.

Otimize a governança interna

O terceiro aspecto da sigla envolve a governança corporativa. Ela pode ser trabalhada com parceiros, fornecedores e investidores, por exemplo. Porém, é essencial que comece de maneira interna.

Definir padrões claros para a proteção de dados dos clientes e seus processos, torna um escritório de advocacia mais transparente. O mesmo acontece com uma financeira que utiliza uma régua estruturada para a análise de crédito, por exemplo.

Além disso, é importante trabalhar a comunicação e a criação de fluxos de informações. Por meio de recursos tecnológicos de centralização e integração, é possível alcançar resultados nesse sentido.

Forme um conselho com foco ESG

Para garantir que todas as medidas sejam contempladas e sejam incorporadas à cultura do negócio, convém criar um conselho com foco em ESG. Ter consultores ambientais, de diversidade e de governança, por exemplo, pode ajudar na definição dos objetivos e das medidas adequadas.

O conselho também pode fazer intervenções e sugestões conforme as necessidades e os resultados do negócio. Com isso, há como garantir que as práticas permaneçam relevantes.

Como as empresas brasileiras têm adotado esse conceito?

Assim como tem acontecido no mundo, o cenário brasileiro tem se adaptado às exigências da nova economia — e isso inclui a metodologia ESG. Por isso, já é possível acompanhar cases de sucesso de empresas que investem na sustentabilidade.

A Natura, por exemplo, é conhecida por perfumes e produtos de cuidado e bem-estar. Seu portfólio é acompanhado por iniciativas voltadas à preservação da Amazônia, exploração responsável de matérias-primas, apoio à diversidade e redução de resíduos, entre outros aspectos.

Já a Hering, marca de roupas, busca vencer os desafios da indústria têxtil. Entre as práticas ESG, estão o monitoramento das condições de trabalho nas confecções, a redução dos desperdícios de materiais e de consumo de água.

Enquanto isso, a MRV, uma das maiores construtoras do país, também adota práticas nesse sentido. Uma das medidas envolve a facilidade de acesso a placas de energia solar por parte do público de baixa renda. Outras ações incluem a construção de uma usina fotovoltaica e o incentivo a projetos sociais espalhados pelo país.

A metodologia ESG está em pleno crescimento no Brasil e no mundo pelo impacto positivo que ajuda as empresas a gerarem. Com a adoção das boas práticas relacionadas a esse método, é possível obter resultados mais interessantes ao se posicionar de modo diferenciado para o seu público.

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