Como gerar crédito de carbono no Brasil
Futuro verde: como a sustentabilidade pode ser lucrativa para seu negócio.
Os números de emissões globais de crédito de carbono tiveram destaque em 2024, e apesar de anos desafiadores, o mercado global está otimista. Aqui no Brasil, com o recente Decreto 11.550/23 o mercado aponta para novas oportunidades.
À medida que os desafios ambientais ganham proeminência em todos os setores, empresas em todo o mundo estão se voltando para práticas sustentáveis não apenas como um dever moral, mas como estratégias de negócio, uma vez que a adesão das empresas às práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) também oferece retornos econômicos a longo prazo.
COMO FUNCIONA O CRÉDITO DE CARBONO
Essa ferramenta permite compensar as emissões de gases do efeito estufa, remunerando ações que reduzem essas emissões. Enquanto isso, os créditos gerados podem ser negociados em mercados regulamentados e voluntários, onde empresas e indivíduos podem compensar suas próprias emissões ou apoiar projetos sustentáveis.
Por isso, investir em projetos e iniciativas que visam reduzir o impacto ambiental, como a diminuição das emissões de gases de efeito estufa, não só preserva o meio ambiente, mas podem resultar na redução de custos operacionais, aumento da eficiência e atração de clientes e investidores alinhados com os valores sustentáveis.
COMO FUNCIONA A COMERCIALIZAÇÃO?
Bem, existem dois segmentos: mercado de crédito de carbono regulado e o voluntário, ambos atuam a fim de reduzir as emissões de carbono e impulsionar a transição para uma economia mais verde.
Mercado regulado de carbono
Empresas que emitem menos CO2 do que o permitido recebem créditos de carbono excedentes, que podem ser vendidos a outras empresas que não atingiram suas metas de redução. Este mercado é regido por regulamentos de cap-and-trade, onde há um limite máximo estipulado de emissões. |
Mercado voluntário de carbono:
Qualquer empresa ou indivíduo pode comprar créditos de carbono voluntariamente para compensar suas emissões. Este mercado oferece flexibilidade para aqueles que desejam reduzir seu impacto ambiental além das obrigações legais. |
INVESTINDO NO FUTURO VERDE
O compromisso e as ações das empresas em direção à sustentabilidade ambiental envolve investir em projetos e iniciativas que reduzam o impacto ambiental, como a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.
Esses investimentos não apenas ajudam a proteger o meio ambiente, mas também podem trazer benefícios econômicos a longo prazo, como redução de custos operacionais, aumento da eficiência e atração de clientes e investidores conscientes.
COMO A CBRdoc PODE APOIAR SUA EMPRESA?
Nossa abordagem focada na digitalização e otimização dos processos não apenas simplifica suas operações com soluções digitais, mas também economiza recursos naturais e aumenta a eficiência operacional da sua empresa por meio de fatores determinantes, como:
- Organização: através da centralização de todos os documentos, eliminamos a redundância e simplificamos a gestão documental garantindo acesso facilitado a uma ampla variedade de documentos.
- Transparência: fornecemos ferramentas avançadas para análise rápida e precisa de documentos, garantindo a conformidade com as regulamentações ambientais e melhoramos a eficiência operacional de sua empresa.
- Agilidade: aceleramos operações em todo o país, reduzindo consideravelmente o tempo necessário para a obtenção de documentos essenciais. Com uma vasta rede de Órgãos parceiros garantimos uma experiência completa, com rapidez e eficiência.
- Controle Financeiro: oferecemos maior controle sobre o fluxo de pagamentos aos órgãos públicos e cartórios, permitindo uma previsibilidade orçamentária mais precisa. Isso capacita as empresas a otimizarem seus recursos financeiros e a planejarem suas iniciativas de sustentabilidade com maior eficácia.
Aproveite para saber como a nossas soluções podem apoiar seu negócio, fale conosco!
FONTE: agenciadenoticias.bndes.gov.br