CBRdoc reduz em 90% tempo para obtenção de documentos

Empresas de base tecnológica crescem com modelos que automatizam cálculos e diminuem tempo gasto com burocracia

Busca de documentos

Entre as startups desse ramo está a CBRdoc, que se define como um “shopping de documentos”. Nasceu há seis anos para desburocratizar a vida de empresas — e de pessoas físicas também. Ajuda

bancos, financeiras, empresas de energia e do agro a obterem documentos em cartórios, no Ministério do Trabalho e em fóruns e prefeituras espalhadas pelos mais de 5,5 mil municípios do país. Um software que utiliza robôs numa plataforma digital busca os documentos solicitados.

A IA interpreta cada um deles e informa a empresa se o seu cliente está negativado, por exemplo, sem nem mesmo precisar abrir o documento. O segredo do negócio é ser acessível. A plataforma tem acesso gratuito, mas o cliente paga pela quantidade de documentos que precisa buscar, além dos custos do cartório, por exemplo.

Se uma empresa solicita 200 certidões no mês, sem taxas do emissor, pagará cerca de R$ 3 por documento. Se não usar a plataforma no mês seguinte, não há cobrança de mensalidade. São 50 funcionários.

— O tempo de busca de um documento, que é em média de três dias, cinco horas e 20 minutos no Brasil, caiu para um minuto e meio com o uso da nossa tecnologia. Fizemos uma pesquisa interna e chegamos a uma economia de até dez mil horas de trabalho dos clientes em um mês e redução em 90% do tempo de obtenção dos documentos — conta Rafael Galante, coCEO e que fundou a empresa com o economista Allan Mendonça.

Teste com ChatGPT

A startup já testa o ChatGPT para realizar tarefas mais complexas. Entre elas, avaliar e calcular o valor atual de imóveis antigos em casos de litígio ou dívida. Embora não revelem números, os sócios dizem que a empresa já é lucrativa e não contou com investidores de risco (venture capital).